f

Chamada para proposições de Simpósios Temáticos

Os grupos Dice (Grupo de estudo e pesquisa Discurso, Cultura e Ensino) da Universidade Federal de Goiás e GPLPD (Grupo de Pesquisa Leitura e Produção de Discursos) da Univesidade Federal de Lavras tornam público, por meio desta 1ª circular, as normas para a submissão de propostas de simpósios para a IV Jornada Discurso, Cultura e Ensino e o I Congresso Internacional de Linguística Forense, que serão realizados simultaneamente nos dias 10 e 11 de setembro de 2025, sendo o primeiro na modalidade híbrida, e o segundo presencialmente na Faculdade de Letras da UFG, em Goiânia. Poderão participar desta chamada professores de graduação e pós-graduação, líderes de grupo de estudos e pesquisa e pesquisadores da área de Letras, Linguística, Direito e afins.

A Jornada Discurso, Cultura e Ensino é um evento organizado desde 2019 em parceria com diferentes universidades e grupos de pesquisa do Brasil e internacionais, por meio do projeto DICE em REDE. A primeira edição, na modalidade híbrida, foi realizada com a participação da Faculdade de Letras da UFG e do Departamento de Estudos da Linguagem da UFLA. As edições de 2020 e 2022, realizadas na modalidade on-line, contaram, ainda, com o apoio de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior, dentre elas, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidad de Buenos Aires.

Na edição 2025, o evento incorpora o I Congresso Internacional de Linguística Forense, organizado em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo (FDSBC) e com os cursos de Direito da Universidade Federal de Goiás (Regional Goiânia e Câmpus Goiás), levando em consideração o caráter interdisciplinar da Análise do Discurso, e o fato da Linguística Forense fazer parte do âmbito da Linguística Aplicada.

Com tema “Linguagem, Direitos Humanos e Tecnologias”, o evento conjunto tem por objetivo gerar reflexões sobre a temática e suas interfaces com Discurso, Cultura e Ensino e, também, com questões de ordem jurídica que envolvam sujeitos, linguagem e sociedade. Assim, as propostas a serem submetidas podem estabelecer conexões com as seguintes áreas de problematização:

a) Vulnerabilidades linguístico-discursivas;

b) Discurso digital e Direitos Humanos;

c) Tecnologias e Crimes cibernéticos;

d) Discurso digital e Plágio;

e) Análise linguística e Linguística Forense;

f) Discurso literário e Direitos humanos;

g) Ensino de línguas e Direitos humanos;

h) Discursos midiáticos e Direitos humanos;

i) Discurso e Sociedade;

j) Discurso, Ensino e Cultura;

Para as propostas, devem ser observados os procedimentos, regras gerais e cronograma estabelecidos nesta Circular.

 

1. Inscrições

As inscrições de propostas de Simpósios deverão ser realizadas, por meio do preenchimento de formulário próprio disponibilizado nesta Circular até o dia 19 de junho de 2025. Os resumos devem conter até 250 palavras. No formulário, a(o) proponente deverá indicar, ainda, entre 3 e 5 palavras-chave, e escolher se a proposta é para a modalidade on-line ou presencial. Cada coordenadora e coordenador poderá apresentar uma única proposta de simpósio que se relacione aos eixos acima listados. Somente as propostas enviadas pelo canal disponibilizado é que serão avaliadas pelo comitê científico para integrar a edição deste evento. É de responsabilidade das coordenadoras e coordenadores dos simpósios, selecionar trabalhos e dar as devolutivas para o comitê científico para compor a programação.

2. Simpósios e Comunicações

Cada simpósio oferecerá até 10 vagas para comunicações distribuídas nos dois dias do evento. Todos os simpósios contarão com ao menos um monitor para dar suporte durante as apresentações e controlar o tempo. Cada coordenador e coordenadora de simpósios também poderá indicar orientandas e orientandos para compor a equipe de monitoria.

3. Público do evento

Coordenadores de Simpósios: Pesquisadores com titulação mínima de mestre.

Com apresentação de trabalho: graduandos, graduados, mestres e doutores nas áreas de linguística, literatura, direito e afins.

Sem apresentação de trabalho: graduandos, graduados, mestres e doutores nas áreas de linguística, literatura, direito, áreas afins e interessados em geral.

 

Comissão Organizadora

Goiânia, 10 de junho de 2025